Vinhos Argentinos

15/08/2019
Localizada aos pés da Cordilheira dos Andes, no oeste da Argentina, está cidade de Mendoza, que além de oferecer ótimos vinhos, tem paisagens maravilhosas, muita história e cultura.

Localizada aos pés da Cordilheira dos Andes, no oeste da Argentina, está cidade de Mendoza, que além de oferecer ótimos vinhos, tem paisagens maravilhosas, muita história e cultura.

Sua região é responsável por 80% dos vinhos produzidos no país e existem mais de cem bodegas (vinícolas) abertas à visitação. Visitei o local no inverno, quando as estações de esqui abrem e atraem milhares de turistas para as montanhas. Realmente é uma vista inesquecível. Mas a atração do verão são os parreirais floridos e cheios de cachos de uva. O que pode ser propício para ver de perto a Capital Mundial do Vinho fazendo sua charmosa colheita.
Deixo aqui carinhosamente algumas dicas de bodegas que visitei, para que você possa conhecer. Primeiramente fui a Bodega Renacer. Com a Cordilheira dos Andes cheia de neve ao fundo pude apreciar um dos meus vinhos preferidos: Milamore. E a degustação além de deliciosa é uma injeção de cultura.
A bodega seguinte foi a Vinorum. Famosa por estrelar o Go Malbec, um dos premiados vinhos argentinos, o local possui em seu espaço de visitação um museu que conta a história da evolução do processo de fabricação do vinho, bem como quando tudo começou, quando a bebida era servida somente para Reis e Rainhas.
Após, fui a Bodega Huarpes e Riglos. Uma verdadeira imersão à história dos índios, que usaram a água do desgelo das montanhas para irrigar as fazendas, propiciando a esta bodega um vinho único e indescritível.
E para fechar com chave de ouro, fomos convidados a conhecer a Bodega Gaucheszco, que traz em sua fórmula Mauricio Vegetti, o premiado jovem enólogo do ano. Confesso que o vinho é aveludado, nunca havia provado algo tão diferente e harmonioso. Não sou uma expert, mas tenho que parabenizar o projeto incrível de espumantes que ele está fazendo, chamado LUI.
E por aqui finalizo minha viagem ao paraíso. Amei tanto que após a feira de Oda al Vino em Puerto Iguazú, que acontecerá nos dias 6 e 7 de setembro, onde todas estas bodegas estarão presentes fazendo degustações, já está nos meus planos e do maridão Luiz Silvério, visitar novamente este lugar mágico. Quem quiser saber um pouco mais sobre esta expedição ao vinho, pode entrar no meu Instagram, IGTV completo de todas as bodegas. Beijos de vinho a todos, e até a próxima...

Por Patricia Limah

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)