Brasileira está entre mortos no atentado à basílica de Nice

30/10/2020
Simone Barreto Silva tinha 44 anos e morava no país europeu há 30 anos

Fonte: UOL

Foto: Reprodução/ Facebook da Simone Barreto Silva 

Uma brasileira está entre os mortos no atentado terrorista em Nice, na França. Simone Barreto Silva tinha 44 anos e morava no país europeu há 30 anos.

Simone tinha formação de cozinheira e atualmente trabalhava como cuidadora de idosos. Ela tinha nacionalidade francesa segundo informações do Consulado Geral do Brasil.

O ataque aconteceu por volta das 9h local (5h de Brasília) na basílica de Notre Dame e deixou outras duas pessoas mortas, além de vários feridos. O terrorista foi preso.

Simone é nascida em Salvador, na Bahia, e tinha três filhos. Ela foi esfaqueada e morreu num restaurante quase em frente à catedral, onde tinha tentado se refugiar. Uma das últimas frases da vítima teria sido: "Diga aos meus filhos que eu os amo", de acordo com a RFI. Um dos proprietários do restaurante l'Unik, onde Simone chegou completamente ensanguentada, Brahim Jelloule, falou à TV France Info, ainda em estado de choque.

"Ela atravessou a rua, toda ensanguentada, e meu irmão e um dos nossos funcionários a recuperaram, a colocaram no interior do restaurante, sem entender nada, e ela dizia que havia um homem armado dentro da igreja". 

O irmão de Jelloule e o funcionário chegaram a entrar na igreja, mas viram o homem armado com uma faca, foram ameaçados pelo terrorista e saíram correndo. Foram eles que chamaram a polícia. Segundo Jelloule, Simone morreu uma hora e meia depois de ter sido ferida. 

Muçulmano, Jelloule se diz chocado com o atentado: "Isso não é o Islã. Eu conheço o Corão de cor, e não é isso que ele prega", disse.

 De acordo com uma prima de Simone, a família só foi avisada que ela era uma das vítimas às 18h30 (14h30 horário de Brasília).

O Consulado do Brasil em Paris, que falou brevemente com a irmã da vítima, disse que está em acompanhando o caso e pode ajudar nos trâmites burocráticos. O cônsul honorário do Brasil em Nice também está em contato e deve dar mais informações amanhã. O Consulado ainda não foi informado oficialmente pela polícia francesa.

"O presidente Jair Bolsonaro, em nome de toda a nação brasileira, apresenta suas profundas condolências aos familiares e amigos da cidadã assassinada em Nice, bem como aos das demais vítimas, e estende sua solidariedade ao povo e governo franceses", afirmou em nota o Itamaraty. 

"O Brasil expressa seu firme repúdio a toda e qualquer forma de terrorismo, independentemente de sua motivação, e reafirma seu compromisso de trabalhar no combate e erradicação desse flagelo, assim como em favor da liberdade de expressão e da liberdade religiosa em todo o mundo".

*Com informações da RFI

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)