Protagonismo infantil como solução para a educação a distância

23/10/2020
Muitos pais se queixam sobre a falta de motivação das crianças, principalmente devido ao fácil acesso à internet que as aulas virtuais proporcionam. Mas será que esse desinteresse já não existia durante as aulas presenciais?

Fonte: GDia.com - P+G Comunicação com redação
Foto: Divulgação

O final do ano está se aproximando e, junto a ele, aumentam as preocupações frente as possibilidades de avaliação do ensino básico durante a pandemia. Será que, depois de mais de seis meses de educação a distância, as crianças ainda conseguem se sentir motivadas com as aulas online? 

A desatenção presente nas aulas online pode ser um alerta para ruídos de comunicação já existentes antes mesmo da pandemia.  Muitos pais se queixam sobre a falta de motivação das crianças, principalmente devido ao fácil acesso à internet que as aulas virtuais proporcionam. Mas será que esse desinteresse já não existia durante as aulas presenciais?

A solução para o problema pode estar no protagonismo infantil. Quando  a criança se sente protagonista, ela se torna mais autônoma do seu aprendizado. Ana Regina aponta a importância de oferecer um local de fala ao aluno, onde suas ideias, opiniões e criações sejam validadas.  Uma aula lúdica, na qual a criança é incentivada a criar algo, seja uma história ou uma escultura de massinha, é muito mais produtiva do que aquela em que o professor apenas ensina conteúdos teóricos.

Contudo, o protagonismo precisa ser uma solução de mão dupla. Muitos pais não têm disponibilidade de tempo e também entendimento dessa importância de sentar-se com o filho e orientá-lo na produção de uma atividade do começo ao fim. Por isso é tão comum recebermos nas escolas maquetes e projetos que não foram feitos pelos alunos. É preciso que o responsável respeite o tempo da criança e deixe que ela crie interesse e desenvolva suas próprias habilidades e atividades.

O horário escolhido para o desenvolvimento das atividades escolares, especialmente com crianças menores, também merece atenção. Se a criança está com sono, cansada ou impaciente, é mais difícil conquistar sua atenção e interesse. “Manter uma rotina de estudos bem definida, com diálogo e criatividade são algumas dicas de estímulo que devem ser oferecidos tanto pelos pais quanto pelas escolas”, complementa Ana Regina Caminha Braga.

 

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