Cascais: o melhor lugar para se viver um dia, uma semana, ou a vida inteira

25/09/2020
Um destino imperdível em Portugal

Por Cristina Lira

Neste mês, esta colunista entrevista o presidente do Visit Cascais, Bernardo Corrêa de Barros, que fala com exclusividade sobre esse lugar de charme paradisíaco e procurado pelos turistas de todo o mundo.  Bernardo conta sobre o período de confinamento do Covid-19, a retomada do turismo, as ações implementadas e os desafios.  E citou com destaque o mercado brasileiro: “Em 2019, o Brasil figurava no 8º lugar do top 10 de nacionalidades em Cascais. O mercado brasileiro é também importante pelos turistas que escolhem viver em Cascais, potencializando assim os “embaixadores” do nosso destino. Em 2019, Cascais recebeu 16.244 hóspedes, que se traduziram em 43.631 pernoites". Confira na íntegra a entrevista especial.

1- Como Cascais,  viveu no momento de confinamento do Covid-19?

Cascais viveu o momento do confinamento com as dificuldades que achamos que foram sentidas por todos.Tentamos implementar medidas imediatas, em conjunto com a Câmara Municipal de Cascais, que pudessem de alguma forma ajudar os empresários, apesar de todas as restrições. O objetivo foi sempre promover e estimular a atividade econômica no Concelho. Exemplo disso foi o aumento de esplanadas, a suspensão de taxas municipais, assim como a isenção de parquímetros em todo o Concelho, de forma a promover os negócios que podiam estar abertos, nomeadamente os restaurantes em sistema de take away.

Como medidas preventivas e para evitar focos de contágio, foram distribuídas máscaras de proteção individuais à população, nas casas e transportes públicos, foram implementados dois mega centros de testes COVID (o município ofereceu testes COVID a 100% da população), todas as praias foram fechadas, bem como a suspensão de mercados e feiras, procedemos ao fechamento de todos os equipamentos culturais e desportivos municipais (cobertos).

Outras medidas foram também implementadas, tais como o fechamento de parques infantis, academias e parques desportivos ao ar livre e interdição de bebedouros públicos. A opção prioritária pelo teletrabalho foi também outra medida, dado que naquele momento o mais importante era proteger as pessoas.

 

2- Quais estratégias utilizaram para promover Cascais para o mercado português e para o mundo?

A equipe do Turismo de Cascais esteve mais ativa do que nunca durante este período, monitorando todos os mercados e identificando quais se fechavam ou abriam para Portugal. Mantivemos uma comunicação internacional nesses mercados, dando esperança, mostrando disponibilidade e essencialmente aumentando a confiança por via dos esforços que Cascais estava fazendo.

Devido às limitações geográficas impostas em todo o mundo pela pandemia, após o Covid-19, Cascais focou também no mercado interno português e no mercado espanhol, uma vez que são aqueles que conseguem visitar o destino sem depender de rotas aéreas. Numa primeira fase, foi lançada a campanha “Stay at Home”. Numa segunda fase, foi lançado um vídeo sob o claim “We are loading your experience”. E para a promoção no mercado nacional, foi criada a campanha “Cascais, um mundo para descobrir”. E mais recentemente lançamos uma campanha única a nível nacional e penso que internacional, denominada #euficoemcascais, em que os hotéis e alojamentos oferecem preços especiais de hospedagem para os residentes em Cascais.

Foi também elaborado um protocolo em conjunto com a Câmara Municipal de Cascais, Associação de Hotelaria de Portugal, Cascais Invest e Associação dos Comerciantes do Concelho de Cascais, com objetivo de estimular o turismo e que prevê a implementação de medidas como:

  • Oferta de bilhetes nos museus municipais aos turistas hospedados em empreendimentos turísticos e no Alojamento Local;
  • Transportes gratuitos para turistas hospedados em empreendimentos turísticos e no Alojamento Local;
  • Realização de Testes COVID (autotestes sorológicos) aos funcionários dos hotéis e Alojamento Local nas 48 horas seguintes ao contato com funcionário/cliente infectado;
  • Parques de estacionamento municipais gratuitos junto às maiores concentrações de comércio no Concelho;
  • Aumento das áreas das esplanadas de estabelecimentos hoteleiros e de bebidas sem custos adicionais;
  • Isenção/suspensão das seguintes taxas municipais:
    • gestão de resíduos
    • ocupação espaço público
    • publicidade
    • ruído
  • Visitas guiadas realizadas por guias turísticos (especializados e credenciados) aos sábados e domingos com agendamento prévio no posto de turismo.

 

3- Quais as medidas adotadas para a retomada do Turismo em Cascais e em Portugal, como um todo?

A criação do Selo Clean & Safe pelo Turismo de Portugal foi pioneira e bem sucedida. Este selo, que poderá ser atribuído a diferentes tipologias de negócios, pretende atestar todas as medidas de segurança e higiene, criando assim um sentimento de segurança e confiança. O governo português implementou também regras aplicadas a todo o território como o uso obrigatório de máscara em todos os espaços fechados e a redução de 50% da capacidade dos estabelecimentos como restaurantes e afins, de modo a respeitar a distância social de segurança recomendada.

 

4- Quais os maiores mercados que Cascais recebia antes da pandemia?

Cascais tem cerca de 1.4 milhões de pernoites por ano, sendo que o Top 5 de mercados estrangeiros em 2019 foi:

  1. Reino Unido
  2. Espanha
  3. França
  4. EUA
  5. Alemanha

 

5- Quais as expectativas a partir de agora?

Estamos com esperança que a diplomacia comece finalmente a funcionar e que os “canais aéreos” sejam liberados. A economia não aguenta por muito tempo com a realidade atual, estamos falando de milhares de empregos que serão perdidos se medidas urgentes não forem tomadas. Podemos eventualmente falar de uma crise grave da segurança social em consequência da perda gradual de empregos esperada no pós pandemia, e também de milhares de negócios que não vão conseguir aguentar muito mais tempo nesta situação. A retração do produto interno bruto já está em níveis nunca vistos, o que demonstra bem o que se aproxima.

Estamos conscientes que a retomada será lenta e gradual. Devido não apenas às restrições de saúde pública, mas também devido à limitação das rotas aéreas. Continuaremos seguindo a estratégia implementada que passa naturalmente pela promoção interna do destino, bem como a aposta no mercado espanhol, se beneficiando da fronteira terrestre. Continuaremos vigilantes e apostando nos mercados internacionais que forem “abrindo” para Portugal.

 

6- Cascais recebe muitos brasileiros?

Em 2019, o Brasil figurava no 8º lugar do top 10 de nacionalidades em Cascais. O mercado brasileiro é também importante pelos turistas que escolhem viver em Cascais, potencializando assim os “embaixadores” do nosso destino. Em 2019, Cascais recebeu 16.244 hóspedes, que se traduziram em 43.631 pernoites.

 

7- Qual o principal diferencial de Cascais?

Cascais se posiciona como o “CHARME DA COSTA ATLÂNTICA” e como “O MELHOR LOCAL PARA SE VIVER UM DIA, UMA SEMANA, OU A VIDA INTEIRA”. Somos um destino com uma oferta integrada, o que se revela como uma das grandes mais valia. Costumamos dizer que “em Cascais pode fazer tudo, menos esportes de neve”.

Somos uma Vila com uma população cosmopolita e maravilhosa com 216.000 habitantes de mais de 100 nacionalidades. Fomos altamente beneficiados e estimulados devido a nossa localização geográfica, com a proximidade do mar e da montanha (Cascais tem um parque natural), com um povo afável e hospitaleiro, num destino altamente seguro (Portugal é o 3º país mais seguro do mundo). A nossa gastronomia é talvez uma das melhores do mundo, onde se destaca o fantástico peixe pescado em nossas águas. Estamos localizados a cerca de 25 km de Lisboa e de seu aeroporto internacional. A região combina de forma exclusiva o seu passado glamuroso, onde a arquitetura e história convivem, com uma posição ímpar face ao oceano e as belas paisagens.

Temos fantásticas alternativas de lazer, desporto, gastronomia e bem-estar. Com um clima suave que conta com 300 dias de sol/ano e uma luminosidade inigualável, a Riviera Portuguesa, reúne todo o tipo de motivações num único destino, desde o puro lazer, aos negócios, golfe (7 campos de golfe em Cascais), sol e mar, desportos aquáticos, e turismo de saúde e beleza num ambiente acolhedor. Temos também equipamentos de excelência, tais como: o Autódromo do Estoril, conhecido pelo povo brasileiro por ter sido o local onde Ayrton Senna ganhou o seu primeiro grande prêmio; uma marina; um centro de congressos; um aeroporto de aviação executiva; 7 campos de golfe e ainda 15 museus. Em questão de educação também somos uma referência, dado que Cascais tem no seu território 3 universidades e 15 escolas internacionais.

 

8- Qual a missão do Visit Cascais?

A Associação de Turismo de Cascais Visitors & Convention Bureau é uma associação privada, responsável pela promoção internacional da diversidade de produtos turísticos que caracteriza a nossa oferta, desde o lazer ao golfe, passando pelo turismo de negócios e turismo residencial. Enquanto DMO (Destination Marketing Organization) para Cascais, é responsável pela implementação de uma estratégia de marketing de destino, em estrita observância e colaboração com os players locais (institucionais e privados), com vista a:

  • Conferir notoriedade e um posicionamento de alta qualidade;
  • Melhorar a atratividade do destino;
  • Posicionar o destino e a oferta que lhe está associada;
  • Promover a comercialização, apoiando a distribuição do produto turístico associado ao destino através de diferentes canais disponíveis com foco na proximidade ao consumidor e a facilidade do seu acesso;

Ainda no âmbito da sua esfera de atuação, encontra-se o apoio à organização e angariação de mais de 40 eventos de projeção internacional, que vão do motor à vela, do surf ao motor, assim como do tênis aos cavalos, não sendo os eventos internacionais de golfe uma exceção. Apostamos também na animação local de forma a dar conteúdo a quem nos visita e a quem reside em Cascais.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)