Itaipu pode ajuda na construção de mais de 100 km de asfalto em Cascavel

13/05/2022
Entre os benefícios do Anel está a retirada definitiva do tráfego pesado do perímetro urbano, um problema antigo da cidade, que é cortada por duas rodovias federais.

"A Itaipu reconhece a relevância do projeto e os benefícios que a obra trará a Cascavel e região. Por isso, minha equipe e eu vamos analisar o pedido de parceria com bastante carinho". Essa resposta foi dada na noite de ontem (12), na Acic, pelo almirante Anatalício Risden, diretor-geral brasileiro da hidrelétrica, ao receber um pedido de várias entidades locais para que a binacional ajuda a financiar a construção do Anel Viário, projeto que irá transformar Cascavel.

Apresentado pelo engenheiro Fernando Dillenburg, o traçado do Anel tem um total de 130 km, 30 dos quais já existentes considerando o Contorno Oeste e outros trechos.  "Fizemos uma proposta de traçado distante do perímetro urbano, pensando no crescimento da cidade nos próximos 30 anos", afirmou Dillenburg. Entre os benefícios do Anel está a retirada definitiva do tráfego pesado do perímetro urbano, um problema antigo da cidade, que é cortada por duas rodovias federais.

O Anel será completado com a construção dos Contornos Norte, com trajeto de 57 km, e Sul, com outros 43, num total de 100 km.  "O que pedimos à Itaipu, neste momento, é que seja parceira na contratação dos projetos finais do Anel Viário. Com os projetos em mãos, então buscaremos a execução da obra", disse Dillenburg.  "Somos muito gratos à Itaipu porque ela tem um olhar diferenciado de desenvolvimento e vislumbra um futuro melhor ao Estado e ao País", disse o prefeito Leonaldo Paranhos.

O presidente da Acic, Genesio Pegoraro, destacou a união das entidades e do poder público em torno de projetos como esse, imprescindíveis para o futuro de toda a região.  "Essa é uma obra que fará bem ao Oeste e ter a Itaipu como parceira é, de fato, determinante", destacou o presidente da Caciopar, Flavio Gotardo Furlan. "Esse Anel Viário vai ajudar a preparar a região para um novo estágio em seu processo de desenvolvimento", destacou o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. Risden lembrou que a Itaipu, depois de bancar a pavimentação de boa parte da malha viária rural de Cascavel, está investindo outros R$ 170 milhões na duplicação do trecho da BR-277 que leva ao Show Rural e do Contorno Oeste, bem como a extensão da Avenida Brasil até o Contorno.

 

POSSE

E nesta sexta-feira (13) acontece a posse da nova diretoria da Acic. Será durante ato seguido de jantar à noite, no Tuiuti Esporte Clube. São aguardadas em torno de 800 pessoas, dentre elas autoridades como o prefeito Leonaldo Paranhos, o vice Renato Silva, os deputados Coronel Lee, Marcio Pacheco e Adelino Ribeiro, e os presidentes da Faciap, Fernando Moraes, e da Caciopar, Flavio Gotardo Furlan, além de secretários de Estado.

"Será uma noite especial, que mais uma vez mostrará e marcará a força do associativismo empresarial", afirma o empresário Genesio Pegoraro, reeleito para mais um ano de mandato à frente da entidade. Na vice-presidência, sai Assis Marcos Gurgacz e entra Siro Canabarro. 

Fonte: Alerta Paraná.

Foto: Divulgação.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)