Cascavel tem novo centro de educação profissional agrícola voltado à inovação

18/02/2022
Escola começou com duas turmas e permite regime de internado. As instalações contam com áreas para pesquisa agropecuária e laboratórios.

Estudantes de Cascavel e região têm mais opção de ensino médio voltado a inovações no agronegócio. O Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) de Agroinovação Professor Moacir Benedito Leme da Silva foi inaugurado oficialmente nesta quinta-feira (17), mas já está funcionando desde o início do ano letivo, com sua primeira turma de Técnico Agrícola.

A unidade está instalada na Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico), da Prefeitura de Cascavel, que cedeu parte do espaço para a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR).

As aulas começaram com 75 alunos, muitos filhos de pequenos agricultores, em duas turmas do 1º ano do ensino médio, sendo 53 jovens em regime de internato. A previsão é que o colégio abra mais duas turmas por ano, chegando a seis turmas para atender até 250 estudantes de forma integral, com aulas das 7h30 às 17h30.

As instalações incluem refeitório, anfiteatro, biblioteca e laboratórios de informática, química, física e biologia, utilizados em parceria com a Fundetec. Para a prática agropecuária, também há 10 hectares para cultivo, um aviário de mil metros quadrados e um curral de confinamento e inseminação com quase a mesma área.

“Incentivar a educação profissional é uma de nossas prioridades, faz parte da transformação da educação no Paraná. O Ceep será um importante espaço para integrar a vocação agrícola do Paraná às modernas tecnologias e novos métodos produtivos”, diz Vinicius Neiva, diretor-geral da Secretaria. Segundo ele, o colégio é resultado de muitas parcerias.

“O espaço é maravilhoso, muita área para agricultura, pomares, espaço para a pecuária, piscicultura. Temos a parceria para aulas práticas, pois tem empresas aqui dentro que trabalham em regime de incubação” comenta o diretor do novo Ceep, Rosimar Baú.

“Tem as premissas de um colégio agrícola, mas o foco é inovação tecnológica, desenvolvimento de produto, análise de sementes, técnicas de redução de agrodefensivos, uso de drones e rôbos”, completa Baú.

NOME - O professor Moacir Benedito Leme da Silva, que dá nome ao CEEP, foi homenageado por ter sido referência na educação cascavelense e por ter trabalhado pela categoria. Foi docente das disciplinas de Matemática e Física nos colégios Wilson Joffre, Eleodoro, na extinta escola Washington Luiz e no Colégio Estadual Pedro Boaretto Neto, já como professor efetivo estadual, além de ter sido secretário de Cultura e Esportes do município. A filha, Graziela Sandra Leme da Silva, representou a família de Moacir para a homenagem durante a inauguração oficial.

PRESENÇAS - Também participaram do evento os deputados estaduais Gugu Bueno, Marcio Pacheco e Adelino Ribeiro; o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos; o presidente da Fundetec, Alcione Gomes; a chefe do NRE Cascavel, Luciana Paulista da Silva; além de outras lideranças locais.

Fonte: AEN.
Foto: Assessoria Parlamentar.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)