Radioterapia Uopeccan: tecnologia e atendimento humanizado contribuem para o tratamento

13/01/2022
No combate ao câncer, a radioterapia utiliza da radiação ionizante para destruir as células tumorais.

 Uma vez que é um tratamento direcionado para a região do corpo afetada pelo tumor, evita efeitos indesejados sobre outros órgãos. A pele que recobre a área atingida pela doença muitas vezes recebe radiação que poderá causar alterações que vão desde ressecamento e coceira, quando a dose é pequena, vermelhidão e ardência em casos moderados podem até surgir a formação de bolhas e descamação da pele nas dosagens altas. “Essas alterações podem variar dependendo da dosagem da radioterapia, como também das características pessoais do paciente, do tipo de tumor e da localização da doença, e que hoje esses efeitos são minimizados graças aos avanços tecnológicos, mas também aos cuidados e a atenção da equipe da nossa instituição”, conta o radio-oncologista da Uopeccan, Géser Vinícius Silva Soares.

Pensando em amenizar essas ocorrências e trazer atendimento mais humanizado, a Uopeccan fornece, sem custo, creme especificamente desenvolvido e aprovado para esse fim. “Com a utilização adequada desse produto é possível diminuir o desconforto, melhorar a experiência e evitar pausas durante o tratamento, o que permite ao paciente obter o melhor resultado possível com a radioterapia”, explica.

Além da utilização do creme, os pacientes recebem orientações sobre os cuidados com a pele, entre eles, evitar a exposição ao sol e não utilizar protetor solar, cremes e produtos cosméticos caseiros na área que está em tratamento. Alguns deles podem provocar sequelas adversos, machucar a pele e acabar prejudicando o tratamento, em caso de dúvidas é sempre necessário conversar com a equipe médica.

Aproximadamente 75% dos pacientes com câncer necessitarão de radioterapia em algum momento do seu tratamento oncológico, porém essa modalidade também pode ser utilizada em outras áreas da medicina como cirurgia plástica, oftalmologia e ortopedia, como explica o especialista. “A radioterapia, quando bem utilizada tem o potencial de proporcionar vários benefícios: como a cura da doença a que se propunha o tratamento; dispensando muitas vezes procedimentos mais invasivos como anestesia, cirurgia e internação”, complementa o Dr. Géser.

Estrutura

A Uopeccan é referência em radioterapia, oferecendo serviço na região Sul do Brasil, com Aceleradores Lineares modernos e atualizados oferece tratamento de alta tecnologia, como IMRT (Radioterapia de Intensidade Modulada), VMAT (Arcoterapia Volumétrica), Radiocirurgia, Radioterapia Estereotáxica Fracionada, além de outros equipamentos como a Braquiterapia de Alta Taxa de Dose e aparelho de Raio-X Superficial, ideal para tratamentos de câncer de pele.

Para que esse trabalho seja desenvolvido com excelência, contamos com o apoio da equipe multidisciplinar, entre eles, médicos radio-oncologistas, físicos médicos, dosimetrista, equipe de enfermagem e técnicos de radioterapia, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos, entre outros.

Fonte: Assessoria.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)