17 mil pessoas visitaram os atrativos dos parques estaduais no recesso do final do ano

13/01/2022
O parque que atraiu o maior número de turistas foi Vila Velha (5.718), em Ponta Grossa, seguido do Parque Estadual do Monge (3.436), na Lapa, e do Parque Estadual Serra da Baitaca (2.617), na Região Metropolitana de Curitiba.

O Instituto Água e Terra (IAT) divulgou nesta quinta-feira (13) um balanço da visitação dos parques estaduais abertos à visitação durante o período de recesso do Natal e Ano Novo, entre os dias 20 de dezembro de 2021 e 03 de janeiro deste ano.

O relatório de 15 dias registra o número de visitantes em 13 Unidades de Conservação (UC’s), consideradas as mais movimentadas no Estado. Nesse período, 17.174 pessoas visitaram essas unidades.

O parque que atraiu o maior número de turistas foi Vila Velha (5.718), em Ponta Grossa, seguido do Parque Estadual do Monge (3.436), na Lapa, e do Parque Estadual Serra da Baitaca (2.617), na Região Metropolitana de Curitiba.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes, lembra que os atrativos naturais são os mais procurados para lazer durante essa época de pandemia, principalmente pelos espaços arejados. O verão também favorece a visitação.

“Os números comprovam que o turismo ligado à natureza é o que mais atrai turistas hoje, principalmente por serem espaços abertos, o que oferece menos riscos ao contágio do coronavírus”, disse.

Com exceção do Parque Vila Velha e da Ilha do Mel, as UC’s fecharam apenas nos dias 25 e 31 de dezembro. 

O diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto, lembra que as administrações das UC’s continuam seguindo todas as recomendações das autoridades sanitárias, como uso de máscaras e álcool em gel e orientações para que os visitantes evitem aglomerações.

"O Paraná tem atrativos diversos, com trilhas naturais, caminhadas na natureza. É importante que essa visitação seja responsável, ambientalmente correta e divertida", afirmou. "Atraímos milhares de pessoas no recesso do fim de ano e todas fizeram a visitação com segurança".

O diretor lembra, ainda, que para que esse controle seja ainda mais efetivo, é obrigatório que a entrada nos Parques Estaduais seja feita apenas pela Portaria Oficial. 

INTERDITADO – O Caminho do Itupava, atrativo do Parque Estadual Serra da Baitaca, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), não contabilizou para o balanço, por ele permanece fechado para visitação devido às obras de reparos na trilha.

SALTO SÃO JOÃO – O Monumento Natural Salto São João, em Prudentópolis, quarta atração mais procurada nessa temporada, recebeu mais de 60 mil pessoas de 2017 a 2020, número superior à população da cidade. A exploração do parque será concedida para a iniciativa privada nos próximos meses.

CAPACIDADE – Cada Parque Estadual tem uma capacidade de visitação, também descrita na Portaria IAT nº 313/2021.

Unidades de Conservação mais visitadas durante recesso de Natal e Ano Novo:

Parque Vila Velha – 5.718 visitantes

Parque Estadual do Monge – 3.436 visitantes

Parque Estadual Serra da Baitaca – 2.617 visitantes

Monumento Natural Salto São João – 1.935 visitantes

Parque Estadual do Guartelá – 1.533 visitantes

Parque Estadual de São Camilo – 1.200 visitantes

Parque Estadual Pico do Marumbi – 746 visitantes

Parque Estadual Serra da Esperança – 632 visitantes

Parque Estadual Cabeça do Cachorro – 250 visitantes

Parque Estadual Rio da Onça – 225 visitantes

Parque Estadual Pico do Paraná – 200 visitantes

Parque Estadual Rio Guarani – 180 visitantes

Parque Estadual do Palmito – 35 visitantes

Fonte: AEN.

Foto: José Fernando Ogura.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)