CIDA BORGHETTI: Ex-governadora é a mais nova de Cidadã Honorária de Foz

23/12/2021
A Câmara Municipal realizou sessão solene nesta segunda-feira, 20 de dezembro, para entregar Título de Cidadã Honorária de Foz à Cida Borghetti, em atendimento ao Decreto Legislativo nº 06/2021. A honraria foi proposta pelo vereador Alex Meyer (PP). A solenidade foi conduzida pelo vereador Ney Patrício (PSD), presidente do Legislativo.

A Câmara Municipal realizou sessão solene nesta segunda-feira, 20 de dezembro, para entregar Título de Cidadã Honorária de Foz à Cida Borghetti, em atendimento ao Decreto Legislativo nº 06/2021. A honraria foi proposta pelo vereador Alex Meyer (PP). A solenidade foi conduzida pelo vereador Ney Patrício (PSD), presidente do Legislativo.
A cerimônia foi abrilhantada pela Banda do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado e contou com a presença de representante da Itaipu Binacional; prefeito Chico Brasileiro (PSD); vice-prefeito, delegado Francisco Sampaio (PSD); secretários municipais; membros do Partido Progressistas (PP) e vereadores: Valdir de Souza Maninho (PSC), Anice Gazzaoui (PL), Dr. Freitas (PSD), Rogério Quadros (PTB), Cabo Cassol (Podemos), Protetora Carol Dedonatti (PP), Galhardo (Republicanos) e Edivaldo Alcântara (PTB).
“Me sinto muito feliz, porque quando colocamos seu nome à disposição os vereadores entenderam a importância. O título representa muito e tenho convicção de que estamos muito certos. O vídeo exibido aqui já diz tudo, fala sobre o que é ser mulher, empresária, mãe, avó, guerreira. Sabemos que Foz tem um carinho muito grande por você”, declarou Alex Meyer.
O prefeito Chico Brasileiro afirmou que “é um dia especial para cidade estarmos presentes e poder falarmos o que representa esse título para Foz. Não é apenas a entrega de uma honraria, é acima de tudo a entrega de um título de merecimento a alguém que se dedicou a uma área tão difícil. Esse título é incontestável. Cida sempre foi uma amiga de Foz, olhou para fronteira de forma especial, sempre esteve na nossa vida, nas atividades políticas. A sua fala foi direcionada a olhar pelas crianças, pelo Paraná como um todo. E assim foi seu governo, em diversos momentos apresentando programas sociais, como o pacto pela infância. Também somos gratos porque ela ajudou muito no Hospital Municipal. Ela também é responsável pelo programa da coleta seletiva, que implantamos na cidade. Aqueles caminhões foram liberados ainda no governo dela. Estamos aqui externando o que você fez em tão pouco tempo de governo”.
O deputado federal, Ricardo Barros (PP), marido da homenageada, disse que “a gente precisou de vontade, determinação e em especial de definição de prioridades para Cida ser governadora, Maria Victoria ser deputada. Eu enquanto ministro também pude ajudar bastante a cidade de Foz. Tudo o que ela faz é muito bem feito. Ela estuda e costuma conhecer bem a responsabilidade e desempenha muito bem o seu trabalho. Eu, como seu companheiro de 30 anos, posso afirmar que ela é uma pérola preciosa, que dedica seu tempo para todos”.


Anatalício Risden, representando o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, também se expressou: “Quando ela chegou como conselheira da Itaipu, trouxe a visão de harmonia. Tenha certeza, Cida, que sua família se sente muito orgulhosa de ver a senhora sendo alçada a essa homenagem. Sua contribuição para Foz vem desde muito antes de se tornar conselheira. Ela colaborou com melhorias, como construção do viaduto, ampliação do aeroporto, fortalecimento da parceria com Marinha e Exército para instalação do sistema integrado de monitoramento de fronteiras com Paraguai e Argentina. Parabéns por todas as iniciativas que se traduziram em benefício concreto”.
Cida Borghetti agradeceu a honraria: “As palavras do prefeito Chico Brasileiro me honraram muito. Foram nove meses de governo. A gente vai se envolvendo com amor e carinho no problema dos outros. Nossa vida só vale a pena se for para olhar pelo outro. Conversamos muito com a secretária Rosa sobre o programa da primeira infância. Eu agradeço por ter podido fazer a minha parte, enquanto primeira mulher a governar esse estado. Agradeço a oportunidade e o aprendizado, porque todos os dias aprendo um pouco com vocês, com sabedoria e visão. Eu que sou grata por participar com vocês e ajudar no desenvolvimento do nosso país e do vizinho, Paraguai. Esse momento é muito especial. Eu tenho uma antiga relação com Foz. Eu tenho um amor pela cidade e compreensão da natureza, das etnias. Quando fui à Itália falei para trazer voo direto para Foz, mas ainda não tínhamos a ampliação da pista do aeroporto. Mas, agora temos”.

DC CMFI

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)