Ações voltadas à primeira infância são discutidas durante fórum em Cascavel

30/11/2021
Cascavel é um dos 11 municípios brasileiros selecionados em 2021 para fazer parte da Rede Urban 95, que reúne cidades de todo mundo preocupadas em garantir que a primeira infância seja com qualidade de vida

Mais de 300 pessoas participaram do Fórum da Primeira Infância realizado na tarde desta segunda-feira (29) no auditório da Unipar, em Cascavel. O fórum, organizado pela Secretaria de Assistência Social em parceria com o programa Urban 95, contou com a participação de outras secretarias.

O prefeito Leonaldo Paranhos destacou a importância de desenvolver políticas públicas voltadas para a primeira infância - de zero a seis anos. “Nós não podemos perder a oportunidade de aproveitar a capacidade que a criança tem na primeira infância e que vai definir o que ela é. Ou ela vai ser uma criança triste, com problemas, ou  vai ser uma criança resolvida, com discernimento, com sabedoria. Aí entra um conjunto de ações do poder público com a família. Até brincar com a criança, sorrir, fazer ela movimentar seus membros, tudo isso vai ajudar no perfil de jovem, de adolescente, de adulto que nós teremos”, afirma o prefeito.

Paranhos destaca que na primeira infância é que está a capacidade de discernimento e aprendizagem. “Depois que você passa da primeira infância nós teremos muito mais dificuldade de lapidar essa criança. Então nós chamamos isso de investimento”, enfatiza.

O secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Junior destacou que o fórum teve como objetivo tratar das políticas públicas voltadas para a primeira infância e ressaltou a importância do apoio da Fundação Bernard Van Leer, idealizadora do programa Urban 95, para a construção do Plano Municipal da Primeira Infância.

“O prefeito Leonaldo Paranhos priorizou o plano permitindo, assim, o envolvimento das secretarias municipais de maneira única, ou seja trabalhando todos na mesma unidade, no mesmo objetivo. O grande resultado desse primeiro momento foi ter essa sensibilização da importância da primeira infância de política como gestão. E assim será daqui em diante”, enfatizou Hudson.

Participaram do fórum servidores ligados às secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, Território Cidadão, Política Sobre Drogas, Meio Ambiente e outros setores da administração pública municipal.

 

Urban 95

Cascavel foi um dos 11 municípios brasileiros selecionados em 2021 para fazer parte da Rede Urban 95, que reúne cidades de todo o mundo preocupadas em garantir qualidade de vida na primeira infância.

O programa Urban 95 é uma iniciativa global que busca incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades. Por isso, considera a experiência de uma criança de três anos de idade que, em média, tem até 95cm de altura. O programa tem como foco uma única pergunta que leva gestores e a comunidade de uma forma geral a uma reflexão. ‘O que você mudaria em sua cidade se a experimentasse a partir de uma perspectiva de 95cm?”

Cascavel irá investir em políticas públicas para a primeira infância para garantir o pleno desenvolvimento infantil, e isso inclui identificar e a dar escala a estratégias inovadoras que possam melhorar o modo como famílias com crianças na primeira infância vivem, brincam, interagem e se movimentam nas cidades. 

Ao aderir a iniciativa Urban 95, Cascavel criou o Comitê Municipal de Gestão Intersetorial das Políticas Públicas para a Primeira Infância, por meio do Decreto 16.412/2021, composto por membros do poder público e da sociedade civil.

O Comitê está em fase de elaboração do Diagnóstico para a construção do Plano Municipal para a Primeira Infância de Cascavel.

O evento trouxe a Cascavel a deputada Leandre dal Ponte e a representante da Fundação Bernard Van Leer, Claudia Vidigal. Quem também contribuiu com uma palestra online, foi Sam Seterning, consultor da Fundação.

Fonte: Cascavel Atene.

Foto: Urban.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)