Dia da melancia: Uma fruta de muitos benefícios para a saúde

26/11/2021
Hoje (26) é dia de uma fruta especial e amada por muitos brasileiros: A melancia. Você que está lendo este texto sem dúvidas já provou uma fatia, um suco ou até mesmo alguma geleia feita com ela não é mesmo? Pois é, ela é ótima para a saúde, e hoje vamos saber um pouco mais sobre o consumo e os benefícios dessa fruta.

De onde vem?

A melancia é uma fruta rasteira, que tem origem africana onde é cultivada há mais de 5 mil anos. Já na América chegou por volta do século 15 e desde então se tornou uma das frutas queridinhas, principalmente dos brasileiros.

O analista de mercado da Ceasa de Cascavel, Olivar da Rocha diz que a melancia é produzida em vários estados do Brasil, mas somente naqueles em que as temperaturas se mantem entre 25 e 30 graus, que segundo Olivar ela se assemelha melhor na produção “ São Paulo, Tocantins, Bahia, Rio Grande do Norte, mas o Rio Grande do Sul tenha produção, uma ótima melancia inclusive, mesmo o estado tendo temperaturas mais amenas, os produtores cultivam no verão e conseguem realizar a produção. ”

No Paraná não há muita tradição de produzir melancia por conta das questões climáticas: “a nossa região tem temperaturas mais amenas, então os agricultores não conseguem produzir em grande escala. Temos uma pequena produção na região de Umuarama que dura apenas de 15 a 20 dias somente para abastecer o mercado da Ceasa de Cascavel”, detalha Olivar

Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) demonstram que em 2020, os embarques de melancia no país somaram US$ 44,3 milhões, com 107,8 mil toneladas, representando 4,5% das exportações de frutas do Brasil. Até outubro de 2021, os resultados são de 79,7 mil toneladas representando valor de US$ 34,6 milhões.

A nível mundial, o maior produtor de melancia é a China, o Brasil está em 4° lugar, mas 90% da produção é para consumo interno.

BENEFÍCIOS DA MELANCIA

Uma fruta abundante em água, a melancia é rica em potássio e magnésio, que faz dela um excelente diurético natural, além de apresentar efeitos benéficos no equilíbrio de líquidos, ajudando a prevenir a retenção de água e a promover uma pele bem hidratada e jovem. Olivar explica a melancia faz muito bem para saúde: “ ela é fonte de muitas vitaminas, sais minerais além de um ótimo hidrante para o organismo por sua alta composição em 90% de água. ”

Vamos saber de alguns benefícios que a melancia proporciona ao nosso corpo:

Ajuda a Desinchar

A melancia tem uma ação diurética, ajudando o corpo a combater a retenção de líquidos.

Hidrata

Isso acontece por conta da composição de 92% de água, além das fibras que junto com o líquido faz com que a pessoa se sinta satisfeita.

Fortalece o sistema imunológico

A melancia é uma ótima fonte de vitamina C, contribuindo para o bom funcionamento do sistema imune. Também contém carotenoides, que são eficazes na prevenção de determinadas doenças, como câncer.

Protege a pele do sol

Como a melancia é rica em carotenoides, como o licopeno, a fruta é uma ótima opção para ajudar a proteger a pele dos danos foto oxidativos evitando o envelhecimento precoce.

Ajuda a controlar a pressão arterial

Por ser rica em água, potássio e magnésio, a melancia contribui para a manutenção de uma pressão arterial normal. Além disso, o licopeno também ajuda a reduzir a pressão arterial e o colesterol, assim como evitar os a oxidação do colesterol nas artérias.

Melhora a saúde da pele e do cabelo

A melancia contribui para uma pele e cabelo saudáveis, devido à presença de vitaminas A, C e licopeno. A vitamina C intervém síntese de colágeno, a vitamina A contribui para a regeneração celular e o licopeno ajuda a proteger a pele dos danos do sol.

Quantos benefícios não é mesmo? Então viva o dia da melancia! Consumam a fruta, ela tem muito a colaborar com nossa saúde.

Fonte/ Foto: Sou Agro.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)