Arcebispo Dom Adelar Baruffi tem tumor cerebral

09/11/2021
Ele será submetido a cirurgia para identificar se é maligno ou benigno

O arcebispo metropolitano de Cascavel, Dom Adelar Baruffi, 52 anos, será submetido a uma cirurgia para avaliar o tumor no cérebro, descoberto neste domingo (7).

O Novo Boletim foi divulgado nesta manhã (09) e comenta o estado de saúde do arcebispo Baruffi.

"Ele continua internado em observação e hoje tivemos novas notícias sobre seu quadro e os exames", informou a arquidiocese.

Exames sanaram dúvidas quanto ao tórax do arcebispo. Não há relação com a lesão identificada, portanto, a lesão é algo que já estava ali há meses.

Dom Adelar tem um tumor cerebral, porém, não é possível diagnóstico se é maligno ou benigno. "Para isso, será necessário coletar material para a biópsia".

Ele será submetido a cirurgia para coletar o material e assim reduzir a pressão no cérebro. Após a biópsia, será possível determinar os caminhos a serem tomados para o tratamento.

Por fim a nota pede oração:

"Unamo-nos em oração pelo nosso arcebispo"


Adelar Baruffi assumiu recentemente a arquidiocese, durante missa no dia 31 de outubro na Catedral Nossa Senhora Aparecida. Ele era bispo diocesano de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul.

O evento reuniu fiéis, prefeitos e autoridades de diversas cidades. Mais de 100 padres e 15 bispos participaram, incluindo o arcebispo de Jataí (GO) Dom Nélio e Dom Peruzzo de Curitiba. Dom Adelar assumiu no lugar de Dom Mauro Aparecido dos Santos, que morreu em 11 de março vítima da Covid-19.

Dom Adelar foi levado ao hospital no domingo depois de desmaiar. Ele convulsionou após uma missa.

Biografia e trajetória de dom Adelar Baruffi

Natural de Coronel Pilar (RS), nasceu em 19 de outubro de 1969. Ingressou no seminário aos 15 anos. Possui formação em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Recebeu a ordenação presbiteral em 22 de janeiro de 1995.

Foi nomeado bispo pelo Papa Francisco, em 17 de dezembro de 2014. Sua ordenação episcopal foi realizada no dia 07 de março de 2015, no santuário diocesano de Santo Antônio de Bento Gonçalves-RS, sendo empossado bispo diocesano de Cruz Alta no dia 15 de março, na catedral Divino Espírito Santo. Dom Adelar é mestre em Teologia e especialista em Espiritualidade pela Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum, em Roma.

Fonte/ Foto: Catve.com.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)