Com adrenalina, etapa litorânea dos Jogos de Aventura e Natureza encerra com sucesso

08/11/2021
Mais de 3 mil pessoas participaram da etapa do Litoral, em dois finais de semana

Muitas disputas e adrenalina marcaram o fim de semana com competições em terra, água e mar, nos Jogos de Aventura e Natureza - Etapa Litoral (Jans). No domingo (7) encerraram as competições nas modalidades de bodyboarding, beach tênis, parapente, aquathlon, corrida de aventura e ciclismo. Os Jogos de Aventura e Natureza são realizados pelo Governo do Estado por meio da Superintendência do Esporte.

Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Guaraqueçaba sediaram o evento que recebeu um bom público. Mais de 3 mil pessoas participaram da etapa do Litoral, em dois finais de semana. Nos dias 30 e 31 de outubro aconteceram as disputas de 12 modalidades: Beach Soccer, Beach Tênis, Parapente, Patinação Inline Marathon, BMX Freestyle, Cross Games, Futebol das Estrelas, Surfe, Vôlei de Praia, Handbeach, Skate, Vela, Corrida de Aventura, Canoagem Riverside Cross

O parapente foi uma das atrações em Matinhos, atraindo muitos curiosos, especialmente na aterrissagem na areia. Volnei Cardoso, atleta de parapente de Curitiba, falou da emoção em participar dos Jans. "É muito divertido, voar é o sonho do homem, uma experiência única. O apoio do Estado é muito importante, e acaba sendo uma troca, pois a gente traz também o turismo, além de colorir o céu. É fantástico".

Guaraqueçaba recebeu a corrida de aventura. O atleta Alan Passos, da equipe Guartelá, falou a dificuldade da rota: "Foi uma prova muito boa, pegamos uma subida de bike, passamos pelas cachoeiras com uma paisagem muito bacana e, para finalizar, um trecho de caiaque, mas a maré baixou e tivemos dificuldades no mangue. A prova foi nota 10, parabéns aos organizadores".

Para Tiago Campos, diretor de Inovação, Incentivo e Fomento ao Esporte, o evento foi completo. "Chegamos ao último dia dos Jogos de Aventura e Natureza, e foi um sucesso. Tivemos sol, chuva, vento. A competição é assim mesmo. Todos os atletas e federações ficaram satisfeitos, os municípios felizes. Movimentamos o Litoral num período de baixa frequência turística. Atletas de todo Brasil e também do Exterior estiveram presentes. O balanço foi muito positivo".

PRÓXIMA ETAPA

Entre os dias 27 de novembro e 05 de dezembro acontece a etapa dos municípios Lindeiros, em 13 cidades. As modalidades e clínicas ofertadas à comunidade, em que atletas e técnicos ensinam os interessados, ainda serão confirmadas.

A primeira edição dos Jans ocorreu em 2019. O projeto se destacou por ser inovador ao unir a prática esportiva, o turismo e a natureza em um evento itinerante, que beneficiou a população paranaense tanto esportiva quanto economicamente.

Fonte: Catve.com.

Foto: Paraná Esportes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)