Experience Rio Grande do Norte

11/10/2021
VAI FOMENTAR NEGÓCIOS NO TURISMO - Abertura do evento foi marcada por otimismo com a retomada do setor turístico no Estado

O SERHS Natal Grand Hotel & Resort recebeu para jantar na terça-feira (21), importantes emissores e operadores da região sudeste do Brasil. Eles participaram do Visite Rio Grande do Norte Experience, uma realização do governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Turismo do RN e Emprotur. No resort foram recebidos pela gerente de contas, Dorinha Nascimento. Os convidados puderam conhecer alguns apartamentos. Oferecer uma experiência única, genuinamente potiguar, para cerca de 60 operadores e agentes de turismo do Sudeste brasileiro é o que se propõe a primeira edição do Visite Rio Grande do Norte Experience. Evento realizado pelo governo do Estado, através da Setur e Emprotur, que teve abertura oficial na terça-feira, 21 de setembro, no Centro de Convenções de Natal. Durante os próximos dias, os convidados vão vivenciar experiências gastronômicas, visitar destinos paradisíacos e conhecer a cultura popular do Rio Grande do Norte numa viagem de pós-tur. A estrutura de todo o evento foi pensada para impulsionar a divulgação do estado neste momento de retomada da economia, ajudando a movimentar a cadeia do turismo e ampliando o relacionamento comercial entre o trade turístico local e operadores de viagens nacionais e internacionais. A ação conta ainda com a participação de 12 municípios potiguares convidados para apresentar seus serviços turísticos.
A abertura do RN Experience contou com a condução do cordelista Wagner Cortez, que apresentou toda a cerimônia declamando versos típicos da literatura de cordel, exibindo parte da cultura popular do Rio Grande do Norte para os convidados.
Outra apresentação que chamou atenção da plateia foi o espetáculo “Bye, Bye Natal” um musical que conta, com muito humor, a história da capital potiguar como sede de uma base americana na 2° Guerra Mundial. Ampliando a imersão na história de Natal, os convidados acompanharam ainda o primeiro episódio da websérie “Homi, deixe de guerra!”, produzida pelo Sebrae, que apresentou imagens da época em que Natal foi considerada um “trampolim” para a vitória
americana na guerra.
Na abertura, a secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Aninha Costa, destacou em seu discurso que o Rio Grande do Norte realiza uma gestão correta da pandemia, sempre amparada pela ciência, o que possibilita a retomada do setor turístico. Aninha afirmou ainda que o Rio Grande do Norte já está perto de recuperar toda a oferta de voos que tinha no período pré-pandemia.
“O turismo no Rio Grande do Norte já demonstra sinais claros de aquecimento, estamos em ritmo de crescimento. Inovações como o Visite Rio Grande do Norte Experience podem ajudar na retomada, dando visibilidade ao estado como um destino turístico relevante, e também apoiando a sustentabilidade econômica das comunidades que vivem da atividade turística”, afirmou a secretária.
A realização de eventos que ajudem na retomada do setor turístico também é celebrada por companhias como a ITA - Transportes Aéreos, transportadora oficial do RN Experience. “Eventos como esse são extremamente importantes. Vindo de uma pandemia como essa é necessário todo mundo participar dessa retomada. E a Itapemirim apoia todo esse processo”, afirmou Fabiano Oliveira, diretor comercial da ITA.
Os operadores que estão vivendo a experiência de conhecer o Rio Grande do Norte também destacam a importância do evento nesse momento de retomada da economia. O gerente geral de turismo nacional da Abreu, Felipe Cuadrado, acredita que vivenciar in loco um destino pode ajuda os operadores a perceber os diferenciais do lugar, ajudando a moldar os produtos que serão oferecidos aos clientes. “Participar deste evento é uma experiência ímpar. É a zoncretização da retomada do turismo. É de suma importância que a gente conheça o destino. Conhecer por apresentação, ou de forma digital, não dá o mesmo sentido de viver in loco. A gente vivenciar o destino é poder aprender
a vender coisas diferentes, saber os diferenciais daquele destino”, afirmou.
O Rio Grande do Norte Experience conta com importantes parceiros em sua realização como a ITA Transportes Aéreos, a Universal Assistance, seguradora oficial do evento, e os apoios institucionais da FECOMÉRCIO, SEBRAE, Natal Convention, Sindbuggy, ABAV/ RN, Sindetur e ABRASEL. A execução é de responsabilidade da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do RN, ABIH-RN, por meio de termo de fomento com a Emprotur.
Expectativa é que o RN Experience ajude a fomentar negócios na retomada do setor turístico no Rio Grande do Norte.

Por: Cristina Lira.

Foto: Foto geral do grupo no SERHS Natal.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)