Canal de Denúncias

11/10/2021
Vale a pena ter?

Vocês devem lembrar que criar um Canal de Denúncia na empresa é uma das etapas do Programa de Compliance. Quando sugerimos esse passo, somos questionados: “vale a pena”?
Trarei algumas informações para que vocês tirem as suas próprias conclusões.
O Canal de Denúncia é um meio de comunicação, no qual os colaboradores, clientes, parceiros e terceiros podem denunciar práticas que sejam consideradas ilegais, sem risco de retaliação ou exposição do denunciante, sendo que as principais práticas que são levadas a esse canal, são:
- Corrupção e lavagem de dinheiro;
- Assédio moral;
- Assédio sexual;
- Desvios éticos de conduta;
- Fraudes;
- Subornos,
- Atos ilícitos;
- Vazamento de informações
Lendo atentamente cada um dos temas acima, por si só, já se vê um leque de vantagens que a empresa ganha com a criação do Canal de Denúncia. Mesmo assim, vou trazer a minha percepção sobre as principais vantagens dessa etapa do Programa de Compliance:
1. - Combater as más práticas e eliminar ou
minimizar as fraudes
2. - Identificar e reduzir os riscos do negócio
3. - Maximizar os lucros
4. - Reduzir o passivo judicial
5. - Melhorar a imagem da empresa perante
mercado e investidores
6. - Fortalecer o monitoramento e controles
7. - Transparência na gestão
8. - Assegurar o cumprimento de leis, políticas
e regras internas
9. - Mostrar se o código de conduta e regimento interno estão sendo seguidos
10. - Melhorar o ambiente de trabalho
11. - Agir contra discriminação, assédio, favoritismo e rigor excessivo em relação aos colaboradores, fornecedores e terceiros
12. - Auxiliar na fidelização dos clientes e na redução da rotatividade de mão-de-obra.

Depois dessas rápidas palavras, acho que você já está apto a responder a pergunta inicial, qual seja, se vale a pena ter um Canal de Denúncia na sua empresa? Vale! Mas, para que esse meio de comunicação se torne efetivo, você deve garantir o sigilo das informações, a privacidade, honra e proteção da imagem do denunciante e do denunciado. Para tanto, além de muito cuidado na escolha das pessoas que farão parte do Comitê, a capacitação de toda a equipe tem que ser feita e atualizada sempre que necessário. É importante destacar que, muitas vezes, por conta de situações trazidas ao Canal de Denúncia, são feitas revisões e alterações de processos internos, além da imposição de medidas educativas e/ou disciplinares.
Conta pra mim: você já teve alguma experiência com Canal de Denúncia? Como foi?

Por: Dra Lililana Bortolini
OAB - PR 21.943. 

Foto: FreePick.

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