Primavera no Japão

10/05/2020
Nesta edição, nossa colunista Julia Inomata nos conta um pouco sobre viagem para a terra do sol nascente

A Primavera começou, bela e florida, aqui no Japão, o florescer das cerejeiras, que acontece no final do mês de Março até o início de Maio em todo o país, é a estação mais esperada pelos japoneses e é recebida com um dos festivais mais populares do Japão o “Hanami Matsuri”, com o objetivo de contemplar as belas flores de cerejeiras “Sakura”, que atrai muitos turistas, e fazem famílias e amigos se reunirem para comer e beber sob as árvores. A noite elas são iluminadas com lanternas de papel, que deixam as flores mais belas ainda, para realizar um piquenique noturno.

A beleza das cerejeiras duram uma semana, sendo que chega no seu ápice quando começa a chuva de pétalas, que se desprendem dos galhos, e são levadas pelo vento, enfeitando as ruas e parques como um tapete cor de rosa. As pétalas de “Sakura” florescem e caem delicadamente com o vento tal qual a efemeridade da vida, lembrando que a vida é curta, e que devemos viver intensamente, ao mesmo tempo que ela simboliza a renovação e novos começos, assim acreditam os japoneses. Por vários séculos, na tradição japonesa, diziam as ideologias samurais que deviam viver apaixonadamente e morrer jovens, como as pétalas de uma cerejeira.

A flor de “Sakura” é a flor mais popular símbolo da cultura japonesa, ela é encontrada no verso da moeda de ¥100, além de estampar os cartões postais, e embalagens de produtos sazonais, a cerejeira é encontrada como base na fabricação de alimentos e bebidas. Uma das iguarias mais populares nesta época do ano é o “SakuraMochi” um doce japonês, feito de “Anko”, enrolado numa folha de “Sakura”. O Japão tem uma cultura milenar, que desperta muito interesse e admiração, os japoneses respeitam e mantém muitas de suas tradições até hoje. Com todas essas belezas e delicadezas da natureza, ainda sofrem por outro lado das adversidades dela mesma, com terremotos, e furacões, mas é uma nação que tem na alma a força de um samurai, e a garra, e espírito de superação, mesmo em meio a tantas dificuldades, conseguem se reerguer e se resignificar.

 

Por Julia Inomata

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)