Paraná tem alerta para tempestades e ventos fortes nesta terça-feira

14/09/2021
Deve chover em todo o Paraná nesta terça-feira

A região Sul do Brasil tem alerta para fortes ventos e tempestadas nesta terça-feira (14), segundo o site Climatempo. O dia começou com temporais entre o norte gaúcho, sudoeste, sul e pontos do leste do Paraná. Há registros de rajadas de vento de mais de 80km/h nos três estados da Região Sul, além de muitos raios e potencial para mais queda de granizo, que já foi bem presente na segunda-feira (13) sobre o Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina. Tudo isso se deve a uma frente fria que se formou no sul do país associada a um ciclone extratropical. Os últimos dias foram de calor no Paraná.

Chuva e granizo

Na segunda-feira houve registro de granizo em Porto Alegre no início do dia, em Arroio do Tigre (RS) pela manhã, em Alegrete (RS) à tarde, e no final da tarde em São Borja (RS), Soledade (RS) e Araricá (RS), além de Santo Ângelo (RS) à noite. Em Santa Catarina, houve registro de granizo em Jacinto Machado, no Litoral Sul, à tarde.

A frente fria associada ao ciclone extratropical avança e espalha as instabilidades sobre o Sul do país. O tempo segue bastante carregado no estado do Rio Grande do Sul. Há risco de tempo severo, chuva volumosa, vendaval e eventual queda de granizo, principalmente na região norte e noroeste do estado. Os volumes extremamente elevados podem provocar transbordamento dos rios e deslizamento de encostas.

Nesta terça-feira há risco de temporais em Santa Catarina e no sul e oeste do Paraná. A chuva será bem significativa com altos acumulados e mais uma vez há potencial para queda de granizo. Segundo o Simepar, o tempo está instável no Paraná, com chuvas em vários setores. Pela manhã, a concentração de raios foi elevada nos Campos Gerais e em parte do norte do estado. Em Francisco Beltrão e Pato Branco a chuva acumulada desta terça-feira já ultrapassou os 60 mm, de acordo com o Simepar.

Desde a madrugada houve registro de chuvas, especialmente no oeste, sudoeste e o sul do Paraná, por causa da presença de um sistema frontal no Sul do Brasil. Além de chuvas, há registro de muitos raios (descargas atmosféricas). No início da manhã as rajadas de vento foram mais fortes em Clevelândia (86,0 km/h) e em Laranjeiras do Sul (68,0 km/h).

Ventos fortes

São previstas rajadas de vento por todo o interior do Paraná e de Santa Catarina e norte do estado do Rio Grande do Sul. As rajadas podem vir com forte intensidade em torno dos 50 a 70 km/h ao longo desta terça-feira (14).

Foto: Washington Fidelis/Arquivo Bem Paraná

(Fonte: Bem Paraná)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)