Paraguai acelera ritmo de obras da nova ponte

22/05/2020

Os trabalhos de escavação das bases de sustentação da ponte da Integração no lado paraguaio, ganharam esta semana um ritmo acelerado. A informação é da Itaipu do lado paraguaio, por meio da assessoria de imprensa.
De acordo com as informações, os técnicos da superintendência de obras e desenvolvimento da Diretoria de Coordenação, as tarefas estão sendo executadas em três frentes: coluna principal, caixa de equilíbrio e as escavações para os pilares menores.

Recentemente foram detonadas rochas para acelerar os trabalhos. Os fragmentos estão sendo retirados por máquinas e caminhões. “O objetivo é preparar o terreno para iniciar os trabalhos de concretagem para a megaestrutura  que servirá para ancorar os tensores provenientes da coluna principal”.

Em outra frente, foram concluídos os trabalhos de nas ensecadeiras que permitirão impermeabilizar do local de trabalho para iniciar a construção da coluna principal, responsável pela sustentação de toda a estrutura da ponte.

Também estão em ritmo acelerado os trabalhos de fundação das três colunas menores. A Diretoria de Coordenação informou que os trabalhos estão sendo desenvolvidos dentro das medidas sanitárias de prevenção do novo coronavírus.
Segundo a nota publicada, entre as medidas de prevenção adotadas, está a medição diária da temperatura dos operários, lavagem e desinfecção das mãos com álcool em gel, entre outras.

Localização
A segunda ponte está sendo construída sobre o rio Paraná na região do bairro Porto Meira, em Foz do Iguaçu. No lado paraguaio, a obra vai alcançar o município de Presidente Franco, vizinho de Cidade de Leste, onde está a Ponte Internacional da Amizade. Os trabalhos no Brasil estão dentro do cronograma.

O complexo da Ponte da Integração e de uma via perimetral estão sendo financiadas pela Itaipu, ao custo de R$ 463 milhões. A gestão das obras está a cargo do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística.
A nova ponte será do tipo estaiada, com duas torres de sustentação de 120 metros de altura. O projeto prevê pista simples, com 3,70 metros de largura, com acostamento de 3 metros e calçada de 1,70 metro. A extensão é de 760 metros, com vão-livre de 470 metros. Serão ainda mais 15 quilômetros de acessos e aduanas.

 

Fonte: Gdia.com.br

Foto: Divulgação

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