Valter Pitol faz uma análise dos trabalhos da cooperativa

21/05/2020

Utilizando o programa de rádio da Cooperativa, Estação Copacol desta sexta-feira, o destaque ficou por conta da entrevista com o presidente Valter Pitol, que falou sobre o andamento dos trabalhos desenvolvidos nos últimos dias.

O presidente, além de comentar sobre o início da safra de milho de inverno, falou dos desafios enfrentados diante do período de pandemia que atinge o Brasil e o mundo. Segundo ele, a Cooperativa está preparada para receber a safra de milho, prevista para o fim deste mês.“Estamos investido mais de R$ 50 milhões nas Unidades, visando o melhor atendimento ao cooperado. Para dar segurança ao cooperado e ao colaborador estamos preparando um protocolo de recebimento, tendo em vista a prevenção do Covid-19. Estamos tomando todo o cuidado para preservar a saúde tanto de cooperados, como de colaboradores que vão atuar na entrega e recebimento desta safra de milho de inverno”, explica Pitol.

Ainda durante a entrevista o presidente falou sobre o andamento dos trabalhos da Cooperativa, que apesar da pandemia, o primeiro quadrimestre foi positivo, com bons resultados em todo as atividades.“Na avicultura, os desafios são maiores devido alta dos insumos utilizados nas rações, puxada pela elevação do dólar – o que também encarece o frete internacional, visto que 61% da produção têm como destino outros países. Também tivemos aumento de custos de manutenção. Dobramos a frota de transporte de colaboradores para evitar aglomeração”, esclarece o diretor.

Apesar da elevação do custo de produção e operação internacional, Pitol enfatiza a valorização da soja e do milho, que se torna positiva ao produtor para que ele possa se capitalizar. Com relação a mercado interno, Pitol destaca que os preços caíram aproximadamente 30%. Além disso, houve redução de consumo, queda na economia do país, com sérios desafios para todas as atividades.

 No mercado externo o presidente frisa que que os preços são competitivos, uma vez que os países que compram os produtos da Copacol também estão enfrentando a pandemia. “Estamos enfrentando um período de desafios, que na realidade não sabemos até quando vai, mas vamos tentar manter nossas atividades, superar mais esse dentre tantos desafios que já superamos. Nossa expectativa é que no segundo semestre essa situação possa melhorar para que possamos continuar crescendo em nossas atividades”, conclui Pitol.

 

Fonte: Tribuna da Região

Foto: Nery Cardoso

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)