Pontes com o Paraguai e Argentina terão atos por reabertura quarta, 20

19/05/2020

As pontes internacionais da Amizade e Tancredo Neves (Fraternidade), nas fronteiras do Brasil com Paraguai e Argentina, respectivamente, serão palco de manifestações nesta quarta-feira (20). O ato, a partir das 9h, será realizado simultaneamente em Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú, informam os organizadores do Movimento Pró-Abertura das Fronteiras. O trânsito próximo à aduana, na Vila Portes, ficará interrompido. A intenção, de acordo com os organizadores, é a reabertura das pontes que estão fechadas há dois meses por ordem dos governos brasileiro, argentino e paraguaio. O fechamento das fronteiras, adotado inicialmente pelos países vizinhos, faz parte da estratégia de enfrentamento da Covid-19, doença provocada pelo novo Coronavírus, através do distanciamento social. Nós, empresários, mototaxistas, taxistas, profissionais do transporte turístico, trabalhadores do comércio da região da Vila Portes, afetados diretamente pelo fechamento da fronteira, pretendemos realizar uma manifestação pacífica pró-abertura.

A informação é de Arif Ahmad Osman, que assina o ofício do Movimento Pró-Aberturas das Fronteiras encaminhado à Polícia Rodoviária Federal (PRF),pedindo autorização para impedir o trânsito na região.

 

Espontânea
A manifestação será pacífica e não tem bandeiras político partidárias e apenas reunirá um grupo de cidadãos iguaçuenses que está sofrendo com a falta de sensibilidade dos governos quanto à economia da fronteira, diz o ofício. Durante o ato, os organizadores dizem que tentarão sensibilizar os governos dos três países estabeleçam uma abertura inteligente das fronteiras. A reabertura das vias que unem a Tríplice Fronteira, defendem eles, será com todos os protocolos de controle sanitário, já realizado com sucesso em outros países da europa e da própria américa latina. A concentração dos veículos está prevista para às 9h na Rua Osvaldo Cruz, 368, na Vila Portes. 

 


Por Ronildo Pimentel 

Foto: PRF

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)