Voos comerciais no Aeroporto de Foz voltam após 20 dias de paralisação

05/05/2020

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu voltou a receber, nesta segunda-feira (04), voos comerciais 20 dias após a desistência da última companhia, que vinha operando com apenas 15% da capacidade das aeronaves devido a pandemia do novo Coronavírus. A Azul Linhas Aéreas, que havia encerrado as atividades em março, retomou os voos para nove destinos no país.

A última operação comercial no terminal aeroportuário de Foz do Iguaçu ocorreu no dia 13 de março, com a chegada de um avião da Latam vindo de Guarulhos (SP). O voo da Azul para a Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai será operado por aeronaves Airbus A320neo, para 174 passageiros. 

A empresa irá operar com um voo diário de segunda a sexta-feira. "O retorno dos voos, mesmo que com pouca frequência diária ou semanal, é muito alvissareira", avaliou o presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez. De acordo com ele, isso "incentiva ao mercado emissor provocando a retomada gradual".

A iniciativa privada, afirma Gonzalez, está acompanhando a movimentação de mercado, onde companhias aéreas já anunciaram a retomada de voos para o mês de maio. Para ele, é preciso buscar alternativas para iniciar a retomada dos voos, caso contrário, "corremos sérios riscos de perdermos linhas de conexões aéreas por muito tempo". 

Em relação aos protocolos de segurança que estão sendo elaborados para o turismo, para evitar a propagação do novo coronavírus, Gonzalez disse que é necessário a retomada consciente. "Somos responsáveis pela nossa vida e corresponsáveis pela vida de todos", completou o presidente do Visit Iguassu.

Contexto
No Paraná, a Azul Linhas Aéreas também retomou a linha para Londrina, no Norte do Estado, além de outros sete destinos pelo país. O voo de ontem marcou a retomada das operações em Foz do Iguaçu, por enquanto apenas com conexão para a cidade paulista de Campinas. 
A empresa informou, ao anunciar o retorno das operações em Foz do Iguaçu, que mantém um rígido padrão de higiene estabelecido pela Associação Internacional de Transportes Aéreos, pela Anvisa e pelo Ministério de Saúde. Segundo a Azul, as aeronaves são higienizadas após cada voo. 
“A companhia tem usado descontaminantes bactericidas que contam com um princípio ativo que elimina o vírus da Covid-19 em 99,99% dos casos”, afirma nota divulgada pela empresa. A venda de passagem está disponível no site da Azul.
Além da Azul, a Gol Linhas Aéreas, que também suspendeu as atividades no terminal em março, anunciou a retomada dos voos para o dia 24 de maio. De acordo com a companhia, as frequências serão semanais segunda, quarta, quinta e sexta-feira e domingo. As passagens já estão à venda no site da empresa.


Por: Ronildo Pimentel

Fonte: gdia.com.br
Foto: Sérgio Fernandes

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)