Atletas do Paraná estão na seletiva de natação para as Olimpíadas

14/04/2021
São cinco nadadores na disputa para as Olimpíadas de Tóquio, no Japão. Em comum, eles têm o início da carreira com participação nos Jogos Escolares do Paraná e, mais tarde, no programa Geração Olímpica, ambos do Governo do Estado.

Cinco nadadores do Paraná estarão na disputa de uma competição classificatória para as Olimpíadas de Tóquio, no Japão. A Seletiva Olímpica Brasileira de natação, que definirá o time do Brasil para os Jogos Olímpicos de 2021, será no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, entre 19 e 24 de abril.

O Estado será representado por Alessandra Marchioro, Fernanda de Goeij, Gustavo Saldo e Vitor Guaraldo, do Clube Curitibano, e Rafaela Raurich, do Santa Mônica Clube de Campo. Com exceção de Vitor Guaraldo, atleta oriundo de São Paulo, eles têm em comum o início de carreira participando dos Jogos Escolares do Paraná, competição oficial do Governo do Estado, e mais tarde do programa Geração Olímpica.

Desenvolvido pela Superintendência do Esporte e com patrocínio da Copel, o Geração Olímpica 2021 ofertará 1.260 bolsas a atletas e técnicos (incluindo as 15 da equipe administrativa), com um investimento de R$ 4,75 milhões.

CUIDADOS

Para reduzir os riscos no evento em relação à pandemia, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) limitou o número de inscritos – a competição terá 103 participantes.

Pela primeira vez, os nadadores brasileiros terão uma única competição para definir a ida, ou não, para as Olimpíadas. Até 2016, as classificações eram em dois ou mais torneios ou por meio de índice que poderia ser obtido durante um período. Só estarão elegíveis para convocação o primeiro e segundo colocados de cada prova. A partir daí, será preciso que eles estejam abaixo do índice “A” definido pela Fina (Federação Internacional de Natação) para carimbarem a vaga.

O programa de provas deste campeonato será disputado em seis etapas, distribuídas em seis dias de competição, com as provas eliminatórias realizadas pela manhã e as finais “A” e “B” disputadas na parte da tarde.

Foto: © Sátiro Sodré - SSPress - CBDA

(AEN)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)