Falece o jornalista e historiador Xico Tebaldi, mais uma vítima do coronavírus

08/04/2021

A imprensa de Cascavel sofreu mais um duro golpe da pandemia na madrugada desta quinta-feira (8), quando faleceu o fotógrafo, historiador e pesquisador Doraci Pietro Tebaldi, mais conhecido como Xico Tebaldi. Ele estava com 61 anos de idade e enfrentava outros problemas de saúde, mas desde o último domingo estava internado na UTI do Hospital Universitário por causa de complicações causadas pelo novo coronavírus. O sepultamento será no Cemitério Central, mas não haverá velório.

Xico foi um dos fotógrafos mais destacados da imprensa cascavelense, tendo começado no jornal Fronteira do Iguaçu e atuado também nos jornais O Paraná e Folha de Londrina. No fim da década de 1980, deixou o jornalismo para se tornar sócio dos colegas e profissão e amigos Jair Pereira e Ademir Padilha no instituto Gepeto, que assumiu sozinho posteriormente e o transformou na Exatta Pesquisas, até hoje um das empresas mais conceituadas do Estado em termos de pesquisas eleitorais.

 

RECONHECIMENTO

Em dezembro do ano passado, Xico Tebaldi seria homenageado com a Medalha de Mérito Cultural Darci Israel por proposição do então vereador Carlinhos Oliveira como reconhecimento por sua contribuição à cidade como historiador. Mas não compareceu à Câmara para receber a merecida honraria justamente por medo de contrair o coronavírus.

A referida medalha, que agora deverá ser entregue à família, é um merecido tributo por sua atuação no Museu da Imagem e do Som, fundado em abril de 1988 e que funciona até hoje no Centro Cultural Gilberto Mayer, reunindo uma rica coleção de fotografias históricas da cidade feitas pelo próprio Tebaldi e por outros profissionais da área.

No Museu há hoje mais de 50 mil documentos entre fotos, negativos, fitas de vídeo, slides e filmes, que testemunham o período da colonização e desenvolvimento de Cascavel. Por fim, vale lembrar que também partiu dele a iniciativa de realizar o tradicional almoço dos pioneiros, que é repetido há mais de 25 anos como parte da programação do aniversário do município. 

Foto: Arquivo pessoal

Fonte: Alerta Paraná

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)