Empresária Destaque: Amanda Vicente Basso

12/09/2019
Empresária do ramo da indústria têxtil, Amanda Vicente Basso, uma mulher tão jovem, que divide seu tempo na empresa, e como mãe de dois filhos Luiz Felipe (14) e Enzo Riccieri (11) tem uma história de vida admirável de desafios, e superação.

Empresária do ramo da indústria têxtil, Amanda Vicente Basso, uma mulher tão jovem, que consegue administrar o seu tempo na empresa, e como mãe de dois filhos Luiz Felipe (14) e Enzo Riccieri (11) com uma história de vida admirável de desafios, e superação. Após trabalhar durante 10 anos na Gráfica Tuicial, Amanda casou-se com o Vilson Basso, e foi trabalhar na empresa do marido, a Seven Têxtil, na gestão de desenvolvimento de produtos, desde cama, mesa, decor e utilidades.


O nascimento dos filhos, com distrofia muscular rara, fez com que Amanda e Vilson, aprendessem a agir sempre com muita serenidade, coragem e um amor incondicional, buscando incansavelmente recursos para o desenvolvimento dos seus filhos, através de métodos modernos e inovadores. Buscaram conhecimento através de cursos nos grandes centros em todo o Brasil, com mentores de vários lugares do mundo, conseguindo aplicar em sua própria casa os vários tratamentos. Trouxeram do Rio de Janeiro, um método chamado VERAS, baseado na neuro plasticidade cerebral, que ajuda na alfabetização e no desenvolvimento humano.


No ano de 2011, Vilson assumiu a Presidência da APAE, querendo contribuir com a Entidade onde seus filhos recebiam tratamentos, nesse período, Amanda assumiu a coordenação do Setor de Saúde dentro da APAE. Levando todo o conhecimento da vivência com seus filhos, implantou na APAE, os métodos de alfabetização, junto com a equipe de coordenação pedagógica.


Um dos métodos internacional de comunicação alternativa conhecido como “PECS”, ajuda na comunicação, a escrever redação, interpretação de livros, e na maneira deles expressarem seus sentimentos, anseios e desejos para a família, amigos, e profissionais. Outros tratamentos como o “PEDIASUIT”, “BOQUINHAS”,“PADOVAN”, também são utilizados para melhorar a coordenação motora e reabilitação dos músculos, e aquisição de habilidades. Amanda sente-se realizada, pois com os tratamentos implantados, a APAE de Cascavel, tornou-se referência no Brasil para todas as APAES. Amanda continua o seu trabalho levando o seu conhecimento e experiência através de palestras para alunos de universidades, pais, alunos e profissionais das APAES e outras entidades.

Este ano Amanda recebeu o Prêmio Mulher 5 Estrelas pelo reconhecimento do seu trabalho, com a APAE, uma homenagem realizada pela Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Cascavel, órgão filiada a FECOMÉRCIO/PR.


Após 10 anos de buscas do diagnóstico dos meninos, conseguiram a 4 anos, descobrir que eles têm distrofia muscular Alfadistroglicana, um tipo muito raro. Foram encaminhados por um médico de São Paulo, para IOWA nos Estados Unidos, onde é desenvolvida uma pesquisa de cura. São mais de 180 famílias participantes, sendo eles, a única família do Brasil. Aceitou dinamicamente a deficiência de seus filhos e junto ao marido, que dá total apoio e suporte, buscam  incansavelmente recursos que existam, para dar oportunidade de vida plena e autonomia aos meninos. Vilson é Diretor Social da Federação Estadual das APAEs do Paraná, e assim continua seu trabalho contribuindo com o desenvolvimento e busca pela autonomia da pessoa com deficiência intelectual e múltiplas.


Com a empresa em crescimento, ao lado do marido, Amanda mantém uma rotina de trabalhos sem perder o foco, com pesquisas de tendências em tecidos e produtos que proporcionem aos clientes e consumidores o que ela chama de “vontade de ficar em casa e viver momentos inesquecíveis coma família”. Atualmente a Seven Têxtil, conta com aproximadamente 70 funcionários efetivos, e mais 23 representantes, buscando a expansão da empresa para todo o Brasil. No ano de 2017, a empresa recebeu o Selo ABVTEX Brasil, como reconhecimento pela qualidade
na produção, produtos, entregas, após uma auditoria interna rigorosa, passando por todos os processos de controle de qualidade.


Amanda continua a sua luta, uma guerreira, sempre em busca de melhor qualidade de vida e autonomia para os seus filhos, procurando ofertar oportunidades de uma vida muito normal aos meninos, com isso, os filhos são amantes de esportes, lazer e cultura. Há 5 anos, conseguem estudar e acompanhar o Ensino Regular em uma escola do Estado, com o auxílio de uma professora de apoio, na sala de cada um. Amanda e sua família, vão vivendo o presente! Um dia de cada vez, com muita resiliência, paciência e humildade, que segundo ela, aprendeu com
eles!

 

Por Julia Inomata

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)