Moro inaugura Centro Integrado de Operações de Fronteira em Foz do Iguaçu

12/12/2019

O ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) inaugura na próxima segunda-feira, 16, o Centro Integrado de Operações de Fronteira em Foz do Iguaçu, espaço localizado no Parque Tecnológico Itaipu. Participam ainda do ato, o governador Ratinho Junior e o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.

Segundo o Ministério de Justiça e Segurança Pública, o centro visa intensificar e fortalecer a integração entre os agentes de segurança pública no combate ao crime organizado transnacional e atuará prioritariamente em três frentes: operação ostensiva, auxílio de investigação e combate ao crime organizado.

E vai atuar principalmente no combate ao tráfico de armas e drogas. As equipes também monitorarão movimentações financeiras ilegais, que podem financiar o terrorismo em várias partes do mundo.

PTI – Imagens de satélite serão usadas, segundo o projeto, no trabalho de identificação das rotas do crime, e as forças de segurança terão comunicação integrada.

De acordo com o ministério, o projeto prevê a instalação de câmeras de longa distância e com capacidade pra identificar o que não se pode ver a olho nu.

O centro funcionará no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), na Itaipu Binacional. Segundo a usina, além de estar localizada em área de fronteira, é considerada uma infraestrutura estratégica tanto pelo Brasil como pelo Paraguai.

De acordo com o coordenador-geral de combate ao crime organizado do ministério, Wagner Mesquita de Oliveira, o centro contará com equipes mistas. “No grupo de trabalho de formação do centro nós teremos 10 instituições federais que vão designar representantes, que vão ficar fixos dentro do centro”, contou.

Ainda destacou que serão convidados, por convênio, todas as instituições de segurança pública para mandarem representantes. Além de agencias internacionais, como dos Estados Unidos, Argentina e Paraguai.

 

Por Fábio Campana

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)