PARAGUAI - Presidente promove mudanças na Itaipu e no primeiro-escalão do governo

25/01/2021
O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, promoveu no final da última semana duas mudanças em cargos importantes do governo. Nas mudanças, Marito nomeou o diplomata Federico González como diretor-geral da margem direita da Itaipu Binacional, Euclides Acevedo como Chanceler Nacional e Arnaldo Giuzzio com o titular do Ministério do Interior do país. Fonte: GDia

O presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, promoveu no final da última semana duas mudanças em cargos importantes do governo. Nas mudanças, Marito nomeou o diplomata Federico González como diretor-geral da margem direita da Itaipu Binacional, Euclides Acevedo como Chanceler Nacional e Arnaldo Giuzzio com o titular do Ministério do Interior do país. 
Pelas redes sociais, o presidente anunciou as mudanças. "Desejamos a Arnaldo Giuzzio como Ministro do Interior, Euclides Acevedo como Chanceler Nacional e Federico González como Diretor Geral do Paraguai de Itaipu o maior sucesso", ressaltou Marito. Que completou: "Tenho certeza de que cumprirão suas novas funções com lealdade e patriotismo".
O novo diretor-geral paraguaio da Itaipu até então estava nomeado como Chanceler Nacional, cargo que assumiu no dia 10 de dezembro ano passado e já foi substituído por Euclides Acevedo. Federico González substituiu Ernst Bergn, que havia sido nomeado em meados de 2019, mas renunciou na última semana.
De acordo com a imprensa do Paraguai, González tem aproximadamente 34 anos de experiência na administração pública e é diplomata de carreira. Ele terá como uma das principais missões atuar na esfera bilateral com o Brasil, quanto à Revisão do Anexo C de Itaipu com o Itamaraty e o governo de Jair Bolsonaro.
Ernst Bergen deixou a direção-geral da binacional e não revelou os motivos, de acordo com a imprensa. Ele havia assumido interinamente em julho de 2019, substituindo Alberto Alderete. Recentemente veio a público que ele devolveu 15 meses de salário para combater a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) no país.

Ronildo Pimentel - Diário Gazeta do Iguaçu

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)