Empresária Destaque: Dejanne Tormen Marchese

15/08/2019
A beleza da arte detalhada na Dança...esta é a história de uma vida de sonhos, conquistas, e vitórias, da pioneira da dança em Cascavel, Dejanne Tormen Marchese.

A beleza da arte detalhada na Dança...esta é a história de uma vida de sonhos, conquistas, e vitórias, da pioneira da dança em Cascavel, Dejanne Tormen Marchese. Bailarina e coreógrafa, formada pelas Escolas de Dança Shalma Chemale e Tony Seitz Petzhold em Porto Alegre/RS, graduada em Pedagogia e Orientação Educacional com pós graduação em Administração e Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Dejanne nasceu em Erechim/RS, onde fez parte atuante na Associação Atlética Cruzada de Patinação do RS, inaugurando no ano de 1969, a sua primeira escola de Danças na cidade de Erechim e Getúlio Vargas, no Rio Grande do Sul. Chegou no Paraná em meados de 1974, na cidade de Pato Branco, fazendo muito sucesso com a academia de dança, e no ano de 1976, veio para Cascavel, abrindo a primeira Escola Dejan Danças, na esquina da antiga Av. Foz do Iguaçu, hoje Av. Tancredo Neves, próximo da Praça do Imigrante. Em pouco tempo, mudou-se para a Av. Brasil, esquina com a Rua Olavo Bilac, onde permanece até hoje, desde 1979.

Dejanne sempre contou com o apoio e parceria de sua irmã Doris Tormen Zordan, bailarina e coreógrafa, formada pelas escolas de Dança Shalma Chemale e Vera Bublitz em Porto Alegre/RS. As duas com um currículo irretocável, já participaram de cursos de danças nos Estados Unidos, nas Academias Columbus Center, Alvin Alley American Dance Theather e JôJo’s Dance Factory, estudando com nomes famosos da dança na época.
Doris veio fazer parte da Dejan Danças no ano de 1980. Juntas idealizaram o 1º Festival de Danças no Ginásio de Esportes Sérgio Mauro Festugato. Onde transformaram o espaço em um teatro com um público de 6.000 pessoas, com 2 noites de espetáculos. Juntas produziram grandes espetáculos, festivais de danças, e eventos culturais, sempre emocionando o público, trazendo a magia dos movimentos do corpo, através da dança, tornando cada apresentação inesquecível.
Dejan Danças completa 43 anos e consolidou-se como uma das mais completas escolas de Danças da região oeste do Paraná. Encantando gerações, sempre à frente do tempo, oferecendo um exclusivo padrão de qualidade, pontuando na técnica e competência de seus profissionais, o trabalho sério e técnico, realizado pela Dejan Danças, é percebido pela participação e continuidade das famílias cascavelenses que prestigiam e confiam em seus trabalhos. É considerada uma escola que ensina o que há de mais importante e mais atual no mundo da dança, possui instalações que obedecem rigorosamente os padrões exigidos pela dança. Seus profissionais se especializam e atualizam-se constantemente no Brasil, e no exterior. Dejanne em sua longa caminhada realizou muito eventos culturais, sociais e esportivos da região, sendo que pelas suas excelentes apresentações recebeu troféus e menções honrosas, pelo brilhante trabalho que realizou e pelo pioneirismo recebeu em 2018 “Votos de Louvor e reconhecimento” da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, e neste ano recebeu “Votos de Louvor e Congratulações”, pela Câmara de Vereadores de Cascavel.

São quatro décadas de muito trabalho, dedicação, participando do desenvolvimento da cultura e da educação de muitas gerações, e a credibilidade foi adquirida com o tempo, e conquistada ano após ano, tornando-se uma escola de referência na arte da dança. A qualidade e técnica aplicadas deram oportunidades a diversos bailarinos e bailarinas da Dejan Danças, ingressarem na Escola de Ballet do Teatro Guaíra em Curitiba, e em outras Companhias de Danças, inclusive no exterior. Para Dejanne, “é um orgulho poder contar esta história de amor a dança e receber agradecimentos de bailarinas e bailarinos que passaram ou continuam fazendo parte desse sonho que é Ensinar passos para toda vida.” 

 

Por Julia Inomata

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seja o primeiro, faça seu comentário. ;)