facebook
twitter
rss
Adicione a Nova Fase nas suas comunidades



KIT ABDALA: O mundo está triste, faleceu um Gênio!

KIT ABDALA:  O mundo está triste, faleceu um Gênio!

Kit Abdala e José IvaldeceAs pessoas mais chegadas sabiam que seu estado de saúde era crítico, mas a notícia de sua morte, na manhã desta sexta-feira, deixou a cidade de Francisco Beltrão, onde ele viveu grande parte de sua vida e o mundo, por assim dizer,já que ele cruzou, como médico os sete mares, mais triste. Dr. Kit Abdala, de 84 anos, foi uma das figuras mais marcantes dos últimos 54 anos da história da medicina. Ele era um cidadão do mundo.

E por todos os lugares onde se falava em Francisco Beltrão, algúem lembrava que era a cidade do Dr. Kit Abdala.

Paranaense de Itaperuçu, nasceu dia 8 de julho de 1929. Era o 11º filho de Gabriel e Sylvia Abdala. Formou-se médico pela Universidade Federal do Paraná, e no fim de 1959 estabeleceu-se em Francisco Beltrão. Sua vida, repleta de viagens e aventuras, está contada no livro “Um Médico pelos Caminhos do Mundo”.

 

Insuficiência respiratória

Dr. Kit estava internado na UTI da Policlínica São Vicente de Paula, de Francisco Beltrão, há mais de um mês. Segundo o dr. Badwan Jaber, a causa da morte foi insuficiência respiratória decorrente de uma fibrose pulmonar.


Velório e cremação

O corpo do Dr. Kit está foi velado na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão, e cremado a Curitiba.

Biografia

Nasceu em Itaperuçu, Paraná.  Cursou o ginásio e o científico no Colégio Bandeirantes, de São Paulo; Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná; Foi orador de sua turma; Fez pós-graduação no Karolinska Intitute, Estolcomo-Suécia; Presidente do Colégio Internacional de Cirurgiões 1980 a 1988; Consultor Internacional da Universidade Johns Hopkins para os países da Ásia, África, Caribe e América Latina; Através de projeto conjunto com as Nações Unidas, treinou médicos na Ásia, África, Caribe e América Latina; Membro do Conselho Consultivo da Family Health Internacional por 8 anos; Foi médico chefe da Regional de Francisco Beltrão por 25 anos; Superintendente do Instituto de Previdência do Estado do Paraná em 1982; Foi eleito governador do Lions em 1969, representante do Brasil na época, fez a abertura da sala da hospitalidade brasileira em Tóquio, em 6 idiomas; Coordenou convenções internacionais de Tóquio em 1969 - 1978, Las Vegas, São Francisco, Honolulu e Miami; Fundou 29 clubes de Lions e o Distrito L-21 (Norte do Paraná); Cidadão Honorário de Francisco Beltrão e mais 10 municípios do Paraná.

Nossa homenagem

Em viagem para Assuncion, só tomamos conhecimento nesta manhã, quando retornamos e fomos surpreendido com a notícia.

Lamentamos, como todos que o conhecia e, rogamos à Deus para que receba esta alma maravilhosa. Uma pessoa que deixou grande ensinamentos por onde passou, marcou cada passo, cada gesto e palavra, além de um médico extraordinário. Parceiro desta revista, como presidente do nosso Instituto de Liderança Internacional e e Integração Social - ILIUS - Kit Abdala deixa uma imensa lacuna e da mesma forma, uma legião de amigos, admairadores.

 



Banner

O Que você acha necessário para reduzir os índices de criminalidade?

Policiais fardados nas ruas - 8.7%
Polícia melhor equipada - 8.7%
Aumento salarial para os policiais - 73.9%
Patrulhamento motorizado - 4.3%
Patrulhamento motorizado - 4.3%

Total de votos: 23
The voting for this poll has ended Ligado: 08 Mar 2011 - 00:00

Publicidade

Banner
Banner